terça-feira, 13 de maio de 2008

Sindicalista defende estágio acadêmico em palestra da Semana da Comunicação.



Professora Andrea Sampaio e a jornalista Márcia Quintanilha durante palestra.

Foto:Maikol Paolo Vancine

A Semana de Comunicação da UNIP começou na segunda-feira,12, com muitas atividades para os alunos. A 9º Semana Acadêmica dos cursos de Comunicação Social e Marketing contaram com a presença da diretora do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, regional Campinas, jornalista Márcia Regina Quintanilha.

A sindicalista ministrou uma palestra no anfiteatro da UNIP. Márcia Quintanilha tratou de interesses específicos dos estudantes de Jornalismo.

Dentre os temas abordados, a jornalista falou sobre a defesa do diploma e sobre a pré-sindicalização feita para os estudantes de Jornalismo.

Márcia enfatizou o assunto que é o drama freqüente de muitos estudantes: a proibição do estágio, prevista por lei, aos estudantes de Jornalismo.

Para ela, o estágio é proibido por lei não porque o sindicato não o quer, mas por ser uma reivindicação da própria categoria. Segundo Márcia, o estágio estava servindo de subemprego para os estudantes, superlotando as redações e empresas jornalísticas, tirando vaga dos profissionais e não acrescentando nenhum aprendizado aos estagiários.

Márcia salientou que o Sindicato dos Jornalistas defende o estágio, mas reforça que este tem que ser feito para atender às necessidades acadêmicas, "ou seja, o estágio tem que complementar o aprendizado da faculdade e não ser uma mão-de-obra barata".

A jornalista deixou claro aos alunos que existe um projeto de estágio acadêmico defendido pelo Sindicato e elaborado pela enaj(Federação Nacional dos Jornalistas). Neste tipo de estágio, o estudante tem uma carga horária reduzida (de até 5 horas diárias), é acompanhado por um profissional e pelo instituto de ensino. “É neste tipo de estágio que o estudante aproveita mais o conteúdo que é visto na faculdade”, reforça Márcia.

A sindicalista distribuiu para os estudantes de Jornalismo o código de ética da profissão, pôsteres da campanha em defesa do diploma, jornais e revistas com os temas que abordou em sua palestra.


Marcelo Maropo

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi um prazer participar da palestra de Márcia Quintanilha, uma vez que a sindicalista fez um balanço muito bom do mercado de trabalho do jornalista. Os alunos adoraram!
Andréa Sampaio